Notícias

Fale com um especialista: Dicas para Locação de Imóveis

 Fale com um especialista: Dicas para Locação de Imóveis

 

Alugar um imóvel, para muitos, é uma excelente alternativa. A possibilidade de morar em bairros que o financiamento poderia ser mais alto que o aluguel, a proximidade de centros de comércio e serviços, entre outros aspectos, podem influenciar na decisão de locação de uma casa ou apartamento. No artigo de hoje, da coluna “Fale com um Especialista”, conversamos com a Gerente de Aluguéis da Cristal Imóveis, Sra. Lecioní Pereira de Brito Pires, para destacar alguns pontos importantes no que se refere à escolha de um imóvel para alugar.


1. O que deve ser avaliado na escolha do imóvel e do bairro?


Numa perspectiva macro os primeiros pontos serem avaliados são referentes ao bairro. Saber se o bairro é seguro se está bem localizado para as suas atividades rotineiras, a exemplo de distância do trabalho e escola dos filhos. Outro que sito é se há serviços básicos próximos, como: bancos; supermercados; padarias; farmácias; postos de gasolina.

Afunilando a avaliação e falando do imóvel propriamente dito, há uma espécie de check list que deve ser considerado. Atente-se à estrutura do imóvel (elétrica, hidráulica, conservação predial. Verifique a posição do sol (poente ou nascente), no caso de prédios, verificar o que o condomínio oferece em termos de serviço e lazer e se o valor da taxa justifica.


2. Quais os bairros, atualmente, mais procurados em Goiânia?


Temos procura por toda a capital, mas há bairros que possuem uma demanda maior de interessados, como o Setor Bueno, Jardim Goiás, Jardim América, Setor Universitário e Parque Amazônia. Há de se considerar também as oportunidades de novos bairros, com aluguéis de preço bem atrativo, como por exemplo os sobrados de 1ª Locação em Condomínio Fechado próximo Cidade Empresarial


3. Quais os tipos mais comuns de contatos de aluguel?


A totalidade das negociações são feitas na modalidade com garantias: contratos com fiadores, seguro fiança, ou título de capitalização.


4. Há uma máxima de que existem bairros mais caros e mais baratos. Isso procede? O que leva a essa condição?


Sem dúvidas, a localização é o primeiro fator de valorização ou desvalorização de um imóvel, seja para locação ou venda. Quando falamos em localização também falamos de comodidades e serviços próximos, valorizam o imóvel e o valor de um aluguel se, por exemplo: proximidade de escolas, shoppings, parques, pontos turísticos etc. Do contrário, ou seja, normalmente apresentam valores mais baixos, os imóveis que em áreas mais comerciais, em bairros mais antigos, ou de menor segurança propagada.

Mais um fato é a relação entre oferta e demanda que atua diretamente no valor dos aluguéis, se o bairro tem muitos imóveis disponíveis o valor da locação tende a cair.


5. Como a imobiliária atua para o inquilino e para o locador?


A premissa maior é oferecer segurança e comodidade nos processos. Garantir direitos e deveres para ambas as partes. Dentre os serviços necessários nessa relação, para que esses objetivos sejam alcançados realizamos: vistoria do imóvel, que é um grande diferencial e ajuda a evitar mal entendidos (para ambas as partes) no que concerne à manutenção e estrutura do imóvel; A imobiliária atua para que haja uma maior duração nas locações, gerando menos transtornos aos proprietários; Reavaliação do valor do aluguel, o que geralmente não é feito nas locações particulares e, sem sombra de dúvidas, uma melhor divulgação do imóvel (com colocação de placas e divulgação nos sites).


6. Quais os diferenciais da Cristal, nesse sentido?


Procuramos estar sempre atualizados no mercado com sistema de informática, propaganda e promoções. Nossa equipe está constantemente sendo bem treinada para oferecer total segurança aos usuários. Nossa prestação de serviços prima pelo profissionalismo e a boa relação com os clientes, sejam proprietários ou sejam inquilinos. Esse é um dos motivos que já estamos no mercado por mais de duas décadas nos inovando dia a dia. 

Produzido por ILION