Notícias

Investimento em imóveis é vantajoso? Fale com um Especialista

Investimento em imóveis

Nesse primeiro artigo da Coluna Fale com um Especialista nosso Diretor Comercial, Fábio Carvalho, esclarece alguns pontos importantes sobre investimentos em imóveis no cenário atual. 

O investimento em imóveis é uma das formas mais tradicionais e estáveis de investimento. Sempre foi uma boa alternativa de geração de renda passiva. Mesmo em momentos de crise há demanda por imóveis, uma vez que todos precisamos de um local para morar, para trabalhar, fazer compras...

Fizemos algumas perguntas para o Fábio para elucidar esse potencial:

  1. Como e por que a aquisição de um imóvel pode ser um investimento para a geração de capital?

Fábio: Seja para vender ou alugar, investir em imóveis é sempre uma forma segura de se ter uma rentabilidade mensal, é como se você tivesse um salário que não depende exatamente ou diretamente do seu esforço, sem contar a sua valorização. Há oscilações normais do mercado, mas imóveis não estão sujeitos a grandes riscos como: falência de bancos ou congelamento da economia, por exemplo.

  1. Quais os pontos fundamentais que o investidor deve levar em consideração ao aplicar seu capital em imóveis?

Fábio: Segurança: Imóvel, como dito é um investimento de baixo risco. Não há como perder todo capital investido. É sempre garantido algum retorno, independente de flutuações do mercado. Valorização: O aumento populacional sempre gerará demanda por imóveis, isto resulta na sua constante valorização. Afinal quanto maior a procura, mais valorizada é a oferta. Rentabilidade Mensal: em caso de imóveis alugados a geração de renda recorrente é fato e isso pode acontecer já de imediato ou em curto prazo.

  1. Atualmente, quais tipos imóveis estão sendo mais procurados por investidores. Por quê?

Fábio: Pode parecer repetitivo, mas é importante reforçar que o investimento em imóveis é sempre bom! O que definirá é o objetivo de geração de renda do comprador, se é para curto, médio ou longo prazo. No entanto, para aqueles que esperam retorno financeiro a curto prazo, os imóveis comerciais, neste momento podem ser uma excelente opção.


  1. Há uma época certa para fazer esse tipo de investimento?

Fábio: Não, toda época é boa para investir em imóvel, apenas deve se ter o cuidado de adquirir um imóvel que já esteja dando renda e assim evitar algumas despesas fixas como: IPTU, condomínio.


  1. Em termos de rentabilidade é possível fazer uma estimativa de ganhos em comparação com outros investimentos? Pode exemplificar?

Fábio: O imóvel hoje tem rentabilidade de 0,5% à 1%, comparando-se com uma caderneta de poupança que rende em torno de 0,3% ao mês, só aí já temos um número superior. Fora a rentabilidade estimada ainda há o valor de valorização do imóvel que acresce a esse cálculo. Outro fator que se faz vantagem é o fato de o imóvel não estar à mercê das variações e riscos de um fundo de investimento.


  1. Em Goiânia e região, quais as atuais oportunidades?

Fábio: Hoje em dia existe uma fatia no mercado de proprietários que estão com alguma dificuldade financeira e precisam fazer dinheiro imediato, essas são, com certeza, as verdadeiras oportunidades de adquirir imóvel num ótimo investimento.


Quer saber mais sobre o mercado imobiliário e suas oportunidades? Fique atento às nossas publicações e acompanhe nossa coluna ‘Fale com um Especialista’. Haverá sempre um assunto importante para compartilhar com vocês. Siga nossas redes sociais.

Produzido por ILION